Construção das macromoléculas

Escrito por: admin

26/11/2021

As células são compostas por 4 grandes famílias de pequenas moléculas orgânicas: os açúcares, os ácidos graxos, os aminoácidos e os nucleotídeos. Tais moléculas se ligam entre si, formando as principais macromoléculas.

  • Açúcares -> polissacarídeos
  • Ácidos graxos -> gorduras, lipídeos e membranas
  • Aminoácidos -> proteínas
  • Nucleotídeos -> ácidos nucleicos

A síntese das macromoléculas está fundamentada nos polímeros de monômeros, o processo que mais consome a energia das células. As macromoléculas podem se rearranjarem originando complexos supramoleculares, formando assim unidades funcionais como os ribossomos.

Os polissacarídeos, polímeros de açúcares simples, como a glicose, atuam como fonte energética rápida para a célula e como elementos estruturais extracelulares com sítios de ligação específicos para proteínas particulares. Além disso, pequenos fragmentos de açúcares (oligossacarídeos) podem se conjugar aos lipídeos e proteínas e atuar como sinais celulares específicos.

Os lipídeos são longas cadeias hidrocarbonadas que também atuam como fonte de energia celular. Eles compõem a estrutura de membrana celular, são mediadores químicos, hormônios e isolantes térmicos.

As proteínas são constituídas por polímeros de aminoácidos, sendo o principal componente em massa do compartimento celular. As funções das proteínas estão relacionadas com a atividade enzimática e de receptor e com o transporte de moléculas no compartimento intracelular e plasmático.
Os ácidos nucleicos são representados pelo ácido desoxirribonucleico (DNA) e pelo ácido ribonucleico (RNA) os quais são formados por nucleotídeos. As funções dos ácidos nucleicos estão estritamente associadas à expressão gênica e coordenação da síntese de proteínas.

Vai curtir

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *